O que é anovulação?

Em condições ideais, as mulheres ovulam todos os meses; isto é, um óvulo amadurece e é liberado por um dos ovários para ser fecundado. Se a fecundação não ocorre, vem a menstruação. O ciclo menstrual é comandado por hormônios para que funcione como um relógio.

Porém, algumas vezes esse mecanismo falha e a ovulação não ocorre. A isso denominamos anovulação. No primeiro ano de vida fértil da mulher e perto da menopausa, essa condição é mais comum.

A anovulação também pode ocorrer em alguns meses específicos, por motivos que veremos depois, mas se a mulher não menstruar por 3 meses seguidos ou mais é importante procurar um médico.

Como saber se não estou ovulando?

Na maior parte das vezes, a menstruação atrasará alguns dias e a mulher nem notará a anovulação. A ausência daquele muco mais espesso indicando o período fértil também é um sinal de que a mulher não ovulou.

Se o sangramento é muito menor que o normal ou deixa de acontecer, a anovulação é considerada crônica. A repetição desses episódios é um sinal de alerta. A ausência de ovulação pode ser confirmada por exames médicos.

Por que isso me impediria de engravidar?

É preciso que o óvulo maduro seja liberado pelo ovário para que possa ser fecundado. Por isso, se não ocorrer a ovulação, não há como engravidar.

O que pode causar a anovulação?

Os hormônios são responsáveis por regular o ciclo menstrual e garantir a ovulação. Assim, é fácil entender que qualquer alteração na produção deles pode levar à anovulação.

Entre as causas que podem afetar a produção ou o equilíbrio dos níveis desses hormônios no organismo, podemos citar:

  • baixo peso ou obesidade;
  • atividade física intensa e praticada por longos períodos;
  • hipertireoidismo;
  • síndrome dos ovários policísticos (SOP);
  • hiperprolactinemia;
  • tumores.

Existe tratamento para o problema?

O tratamento é específico para a causa. Assim que se souber o diagnóstico, o tratamento será iniciado.

Mulheres com anovulação associada a ovários policísticos serão tratadas com indutores da ovulação. Mulheres com peso aumentado se beneficiam da perda de peso e aquelas com doenças específicas serão tratadas de acordo com a alteração.

Essas são informações gerais sobre anovulação e não substituem uma consulta. Portanto, procure sempre um médico para fazer o acompanhamento correto desse período. Só ele pode solicitar os exames necessários e dar o diagnóstico e tratamento corretos para você.

Fonte: Origen.com.br

Deseja agendar uma consulta ou tirar dúvidas? Clique aqui. (62) 3274-2320

Open chat
Olá!
Em que posso lhe ajudar?
Powered by